Minhas leituras: “Helena” de Machado de Assis

Queridos visitantes!

Hoje vou inverter minha posição, desta vez contarei um pouco de minhas últimas leituras, que por sinal foram fantásticas.

Coincidência ou não, todas elas foram livros de época. O que divergiram um pouco dos anteriores, os quais se passavam nos dias atuais. Mas agora falaremos destes.

Começando com Helena de Machado de Assis…ahhhhhhh….deu pra perceber meu suspiro. Presente de uma sobrinha muito querida, este livro prendeu-me num primeiro momento só pelo nome…claro…, mas muito além disso, ambientado no século XIX, época de vivência do autor, ele nos traz a magia e a dureza de se viver numa época em que os preconceitos e rigidez da sociedade tornam uma história de amor impossível ainda mais improvável.

Com uma linguagem poética, típica de Machado, a doçura e o carinho com que o relacionamento de Helena e Estácio se desenrola nos prende do começo ao fim.

Um dos pontos que me chamou a atenção foi a forma do autor criar uma personagem feminina tão forte, intensa e ao mesmo tempo sensível numa época em que a mulher era vista como um ser secundário. 

É uma linda história de amor!

Imperdível para quem curte um bom romance e excelente oportunidade de conhecer a escrita de Machado, um de nossos melhores escritores. 

Recomendo, recomendo e recomendo.

Além do que, esta publicação nos brinda com um relato do Rio de Janeiro, por volta do ano de 1850, abordando os costumes do povo, a sociedade, a cultura, os lugares, a economia e o clima, fazendo-nos viajar através do tempo…

Nos próximos posts apresentarei os outros como dicas de leitura. Não é sempre que faço isso, mas não posso deixar de divulgar boas obras para meus leitores.

Tenham uma ótima semana!

Beijos,

IMG_3985

Deixe um comentário

